gr_compnac_tec (94)c4M.png
gr_compnac_tec (56)v2.png
gr_compnac_tec (59)v2.png
gr_compnac_tec (63)v2.png
gr_compnac_tec (66)v2.png
gr_compnac_tec (29)v2.png
gr_compnac_tec (26)cont.png
gr_compnac_tec (2)00.png

APRENDIZAGEM COM BASE EM PROBLEMAS REAIS

A proximidade e integração com o mercado constitui um dos princípios institucionais e está intimamente relacionada à própria origem da ESPM. Além de projetos colaborativos, essa relação envolve a participação de empresas e marcas parceiras em alguns componentes curriculares. Um exemplo revelador é o Communication Challenge Based Learning – projeto desenvolvido no Curso de Publicidade e Propaganda da ESPM Rio de Janeiro, desde 2005.

A iniciativa aproxima gestores corporativos, entidades do setor produtivo e da sociedade civil, governos e/ou comunidade, além de professores. Juntos, eles trabalham na formulação de um desafio associado a um produto ou serviço específico. E, com a orientação de professores, os estudantes trabalham para desenvolver soluções inovadoras.

O processo e os resultados têm contribuído para aproximar professores e estudantes da sociedade, articular teoria e prática, promover a aprendizagem por problema, trabalhar com a transversalidade do conhecimento, desenvolver competências valorizadas pelo PDA e ampliar o repertório dos atores envolvidos. Empresas como Coca-Cola, Canal Futura, Waze, Nike, Ambev e Paramount Company estão entre os parceiros do projeto.