
Um Plano Diretor Acadêmico (PDA) é fruto de diagnóstico técnico-científico cujos resultados sustentam propostas e ações, além de imprimirem senso de urgência e prioridade às ações do coletivo que integra a instituição.
Plano Diretor Acadêmico > Conteúdo Contextualizado > Monitoria
A presença de monitores pedagógicos em ambientes de aprendizagem orientados por autonomia, perfil transformador e inovação é especialmente importante. Trata-se de uma prática corrente em Instituições que se notabilizaram pela qualidade do ensino e da aprendizagem. Na ESPM, o Programa Institucional de Monitoria Pedagógica (PIMI), inaugurado de forma experimental em 2014, vem se ampliando e, atualmente, atinge os cursos oferecidos na Graduação e na Pós-Graduação lato sensu, apesar de ainda se manter restrito à unidade de São Paulo.
A monitoria tem como meta o enriquecimento do processo de ensino e aprendizagem por meio da cooperação mútua entre docentes e estudantes, propiciando ainda a vivência, por parte do monitor, com o professor e com as suas atividades técnico-didáticas. Por isso, é, potencialmente, fonte de novas práticas pedagógicas, de experiências que promovam o fortalecimento da articulação entre teoria e prática e de ampliação da autonomia do estudante.