gr_compnac_tec (94)c4M.png
gr_compnac_tec (56)v2.png
gr_compnac_tec (60)v2.png
gr_compnac_tec (62)v2.png
gr_compnac_tec (66)v2.png
gr_compnac_tec (29)v2.png
gr_compnac_tec (26)cont.png
gr_compnac_tec (2)00.png

LETRAMENTO PARA AUTONOMIA

Uma sociedade intensiva em informação exige dos indivíduos um letramento que ultrapassa a mera habilidade de ler e escrever. Antes, requer que as práticas de leitura e escrita estejam situadas em contextos sociais e culturais específicos.

Uma formação transformadora e orientada pela e para a aprendizagem implica, portanto, experiências de letramento baseadas em planejamento, realização e divulgação dos resultados de projetos de pesquisa que contribuem para o aprimoramento dos conteúdos apreendidos nas componentes curriculares e demais espaços e atividades acadêmicos, de modo a possibilitar ao estudante se fortalecer enquanto um sujeito autônomo na produção de conhecimento.

Além das atividades realizadas no âmbito de disciplinas que integram a malha curricular dos cursos, os estudantes contam com programas que valorizam a escrita acadêmica. Nessa trilha é possível destacar o Programa de Iniciação Científica (PIC) e o compromisso de colaborar para desenvolver competências típicas da pesquisa acadêmica. Entre elas, a produção textual consciente, criativa e criteriosa, possibilitando aos estudantes, que deles participam, articular conceitos na direção de uma escrita autoral.