
Um Plano Diretor Acadêmico (PDA) é fruto de diagnóstico técnico-científico cujos resultados sustentam propostas e ações, além de imprimirem senso de urgência e prioridade às ações do coletivo que integra a instituição.
Plano Diretor Acadêmico > Professor Mentor >
Comunidade de Prática Docente
O perfil do professor mentor requer iniciativas, espaços e práticas de qualificação e atualização permanentes, de modo a prover os docentes de recursos que apoiem exercícios de reflexão sobre sua prática pedagógica e ancorem decisões mobilizadas pela e para a aprendizagem. Neste sentido, a formação de uma comunidade de prática docente, como espaço para o compartilhamento e troca de experiências pedagógicas qualificadas, torna-se estratégia fundamental para o desenvolvimento das competências que orientam o projeto de educação transformadora do PDA.
Podem-se destacar, como exemplos, as atividades “Exposição de boas práticas” e “Maleta pedagógica”, já realizadas na ESPM. Conduzidas por professores com destacada curva de aprendizagem inovadora, essas experiências, além de reconhecerem o esforço e dedicação desses docentes - apontando-os como verdadeiras fontes de inspiração para os demais -, atestam a existência de progressos no que se refere à transformação pedagógica requerida pelo PDA.
No vídeo abaixo, o professor Gaspar Giacomini fala da importância da formação de comunidades de prática docente